Catarata

O cristalino é uma lente natural localizada no interior dos olhos, atrás da íris. A perda da transparência desta lente constitui a catarata que impede que a imagem atinja nitidamente a retina.

CAUSAS:
A catarata está relacionada à idade, porém doenças sistêmicas como o Diabetes, alterações congênitas, uso de medicamentos (cortisona), traumas e inflamações dos olhos, podem ser fatores predisponentes.

 

SINTOMAS:
Ofuscamento ao olhar as luzes à noite, imagem borrada e perda da percepção de cores são os principais sintomas. A melhora da visão de perto pode ocorrer nas fases iniciais. Isto se deve a um aumento do cristalino tornando o paciente mais míope.

 

CIRURGIA EXTRA-CAPSULAR:
O cristalino é uma lente natural localizada no interior dos olhos, atrás da íris. A perda da transparência desta lente constitui a catarata que impede que a imagem atinja nitidamente a retina.

 

FACOEMULSIFICAÇÃO:
Esta técnica utiliza a energia de ultra-som para dissolver e aspirar o cristalino através de uma pequena incisão, em torno de 3mm, que cicatriza rapidamente, não necessitando de pontos e não causando inflamação. No lugar do cristalino é implantada uma lente intra-ocular dobrável para passar pela pequena incisão. Em ambas as técnicas uma lente intra-ocular é implantada no lugar do cristalino, permitindo sua substituição na focalização de imagens; o cálculo da graduação da lente realizado antes da cirurgia, permite a correção do grau do paciente.

 

TODOS OS PASSOS PARA A SUA CIRURGIA DE CATARATA:
A cirurgia de catarata está indicada quando há opacidade do cristalino _lente responsável pela focalização do olho. O estágio precoce, os exames pré operatórios e a tecnologia avançada dos aparelhos e lentes utilizados nos melhores centros de oftalmologia permitem uma maior segurança nos resultados da visão.

 

EXAMES OFTALMOLÓGICOS PRÉ-OPERATÓRIOS
• Acuidade visual 
• Biomicroscopia
Aparelho capaz de aumentar em até 25 vezes o tamanho da imagem do olho, importante para determinar o tipo de catarata e porventura detectar algumas peculiaridades anatômicas que exijam cuidados específicos.
• Tonometria
Consiste na medida da pressão intra ocular, que pode estar alterada em casos de glaucoma.
• Mapeamento de retina
Este exame é capaz de analisar a retina e o nervo óptico, assim como identificar possíveis problemas que podem interferir no bom resultado do tratamento. Através dele podemos prevenir descolamento de retina, e também afastar o diagnóstico de glaucoma.
• Biometria
Exame de extrema importância que calcula o grau da lente intraocular. Existem várias marcas e tipos de lentes, com bons resultados visuais, com grande vantagem das lentes dobráveis. A escolha da lente é uma preferência conjunta com o paciente, salientando que caberá ao cirurgião, por motivos técnicos e científicos, a decisão no momento cirúrgico.
• Microscopia especular
Serve para a contagem do número de células da córnea. Caso tenha comprometimento, serão tomados uma série de cuidados durante a cirurgia.
• Topografia da córnea
Aparelho que faz uma análise da curvatura do olho e é indispensável para o cálculo da lente intraocular, assim como para a programação cirúrgica, minimizando o astigmatismo.
• Ultra-som ocular
No caso em que o cristalino está muito opacificado ou que, por outro motivo, não seja possível a visibilização do fundo de olho, esse exame permite detectar ou excluir algumas alterações como, por exemplo, descolamento de retina.
• Pam
É a medida da acuidade visual através de um feixe de laser e nos permite estimar o potencial máximo de visão no pós-operatório.

 

EXAMES CLÍNICOS LABORATORIAIS
Realizados de acordo com a idade e doenças concomitantes. Para maior comodidade, a Eye Care dispõe de profissional médico para avaliação clínica. Isso tanto agiliza a cirurgia como torna o ato mais seguro.

 

DIA DA CIRURGIA
Todas as informações necessárias para um bom preparo para a cirurgia são entregues por escrito e passadas através da coordenadora de cirurgias, que é apta para tirar dúvidas e auxiliar a qualquer momento· A cirurgia é realizada na própria Clínica Eye Care que dispõe de toda tecnologia, conforto e segurança. A anestesia é local e a moderna técnica cirúrgica utilizada, de pequena incisão, permite um retorno ao lar no mesmo dia.

 

PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
Curativo: poderá ser retirado no outro dia ou, por opção do cirurgião ou paciente, no mesmo dia Retornos: existe um protocolo para retornos que incluem datas e exames que permitem um acompanhamento seguro. Orientações pós-operatórias: também serão entregues por escrito e comentadas pela coordenadora cirúrgica e equipe médica.
Pronto atendimento: dispõe-se de uma equipe de médicos de plantão 24 horas à disposição para esclarecimentos de dúvidas ou eventuais necessidades durante o pós-operatório.

Voltar

Entre em contato

Localização

Localização

Rua Desembargador Eliseu Guilherme 69, Mezanino
São Paulo - SP Cep: 04004-030

Instituto dos Olhos. - 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &